EMU BLACK

O EMU Black é uma unidade autónoma de gestão de motores líder na sua classe, concebida para gerir os motores mais avançados e complexos actualmente disponíveis. É a sucessora da nossa comprovada unidade, a EMU. Desde o aparecimento da EMU e toda a sua vida e evolução, recolhemos uma infinidade de dados que nos permitiram melhorar substancialmente o hardware e o software deste dispositivo.

A EMU Black segmenta-se na gestão de unidades motrizes de carros de competição, estrada, motos, barcos e aplicações de motores estacionários.

A EMU Black controla os sistemas de combustível, ignição e auxiliares em motores de 1-12 cilindros, incluindo equipados com aceleradores (electrônicos) drive-by-wire e VVT,VTEC.

Pode gerir até 6 bobinas passivas ou 12 inteligentes diretamente, sem necessitar de amplificadores/módulos de potência externos. Sofisticadas estratégias de drive-by-wire oferecem uma ampla gama de controle de aceleração juntamente com avançadas verificações de plausibilidade para efeito de segurança (falha / erro).

As capacidades do sistema vão aumentando ao longo do tempo devido à fácil e gratuita actualização de Software (Tais como, novas estratégias, padrões de trigger, fluxos de dados CAN), etc.

Downloads

EMU Black software package 2.138

Booklet.pdf

EMU Black pinout

EMU Black software change log

EMU BLACK 3D model

USB driver 2.12.24

Oil_temp_sensor_calibration_pack.zip

Pressure sensors calibrations

MUX_switch_–_wiring_diagram

EGT_sensor_manual

.        BASE MAPS SECTION

USB Drivers

 

A EMU apresenta mais valor incorporado do que qualquer outra centralina “Aftermarket” do mercado. Facilmente se equipara a funcionalidade de outros sistemas de gestão autónomos com várias entradas e saídas. Ao contrário de muitas outras EMS no mercado, a EMU já tem incorporado controlador Sensor BOSCH LSU 4.2 O2 Wide Band, Sensor de pressão de 4BAR, 2 entradas EGT amplificador de sinal embutido na motherboard, conexão direta para sensor de Etanol. FLEXFUEL. Permite maior flexibilidade, reduz custos eliminando necessidade de sistemas de controlo adicionais, de condicionamento e/ou amplificação de sinal e ligações e esquemas elétricos externos necessários em sistemas de controlo que outras marcas do mercado exigem.

Ao contrário de muitos outros sistemas de ECU, a EMU tem entrada incorporada de banda larga lambda (Bosch LSU 4.2 e LSU 4.9 sensores diretamente), conector de MAP (sensor MAP de 4 bar embutido), 2 entradas de sonda EGT e uma entrada para conectar diretamente sensor de conteúdo de etanol Flex Fuel. Tudo isto proporciona uma maior flexibilidade, reduz custos e anula a necessidade de sistemas de controlo de condicionamento de sinal externos ou suplementares e a cablagem associada que outros sistemas de gestão necessitam.

emu-black-01

TECNOLOGIA

Para garantir um alto Nível de Fiabilidade a EMU Black é assemblada de acordo com as normas IPC-S-815A. Esta Unidade é fabricada em uma linha de montagem automatizada com inspeção óptica, testado automaticamente incluindo processo de “burn-in”. A qualidade e design da placa PCB com especial revestimento e Capsula Externa IP65 mantém o dispositivo operacional nos mais severos ambientes. Os componentes eletrónicos utilizados permitem o contínuo funcionamento numa ampla gama de temperaturas (AECQ-100 GRADE 2 (-40 a + 105˚C).

ESPECIFICAÇÃO

GERAL

Gama de Temperatura AECQ100 GRADE2 (-40 to +105˚C)
RProteção de reversão de polaridade Sim, interna
Voltagem 6-22V, imunidade a transientes de acordo com ISO 7637
Capsula Externa IP 60, Alumínio maquinado CNC por especifição
Tamanho (mm) e peso (g) 150x72x31, 390
Conectores 1 x 24, 1 x 39 Conector automotivo FCI
PC comunicação USB (with PC client software), serial, CAN

SAÍDAS

Saidas de Injetor 6 saidas protegidas 5A, low side
Saidas de Ignição 6 saidas 7A(15A pico) (bobinas passivas & ativas suportadas)
Outras saidas Full bridge até 7A, podem ser usadas como saídas independentes ou 2 pontes-H
Saída WBO Protegida low side até 5A
Comunicação Serial, CAN BUS 2.0B

ENTRADAS

Entradas analógicas 9 entradas, resolução 10Bits, 0-5V (protegido)
Entradas EGT 2 Entradas EGT para termopar tipo K
Sensor de Detonação 2 entradas
Sensor de Oxygenio LSU 4.2, LSU 4.9 ou banda estreita
Entrada de Rotação 3 (Primário, 2 cams) Hall/ VR software selecionável
VSS 1 (Hall / VR)
Flex Fuel Sensor Yes
Entradas de Switch 3, comutadas para terra

SENSORES

Sensores de Temperatura IAT, CLT, Temperatura do óleo, Temperatura de evaporação CA
Sensor de Pressão MAP, Pressão de óleo, Pressão de combustível (características definidas pelo utilizador), Sensor de pressão CA, Sensor Back Pressure
Sensor de oxigênio LSU 4.2 ou 4.9 (construído no controlador), Narrow Band, controladores WBO externos
Velocidade Sensor de velocidade do veículo (VR / HALL), Sensor de engrenagem de caixa(sensor calculado)

COMBUSTIVEL

Injetores Até 8 injetores HiZ (sequencial)
Controle do ângulo de injeção 0-720 graus, início ou fim das injeções
Compensação de Tensão de bateria Definido por utilizador, injetores populares pré-definidos
Estratégias de gestão Tabela VE Speed Density , Alpha N
Temp. De carga de ar Baseado em IAT e CLT
Tabela VE 2 tabelas 16 × 20 (carga x RPM), resolução de 0,1%
Correcção individual/cilindro Sim
Staged injection Sim
Correções adicionais Correções do Sensor de Oxigênio, correção EGT (por cilindro), BARO, TPS vs MAP, TPS vs RPM, Warmup, Nitro, LC, ALS, ASE, Pressão Combustível, Sensor de Detonação
Correção em tempo real baseada em Lambda Usando tabela Lambda/AFR target
Enriquecimento Acel. / Desaceleração Sim

IGNIÇÃO

Saidas de Ignição 6 Bobines passivas ou ativas (selecionáveis por software)
Padrões de Ignição suportados N-1, N-2, N-3, N + 1, Multitooth, gatilhos Subaru, gatilho Nissan, Lotus Elise, gatilho Audi, Renault Clio Wiliams / Alpine, Colt 1.5CZ, Wrangler…
Tabela angulo Ignição 2 Tabelas 16×20 (Load x RPM), resolução de 0.5 Deg
Correção individual por cilindro Sim
Compensação de tempo Dwell por tensão bateria Definida por utilizador, Bobines mais populares pré-definidos
Compatibilidade Ignição assimétrica Dependente da aplicação
Correções Adicionais CLT, IAT, TPS vs MAP, Nitro,  Ralenti, Sensor detonação, LC, Pit limiter, ALS, Flat shift, Temporizadores, Enriq. Aceleração

DETECÇÃO DE DETONAÇÃO

Canais 2
Gama de frequência 1-20kHz, 3rd order AAF
Amostragem Por evento de Ignição, Janela de Detonação
Acções Atraso de ignição, enriquecimento de combustível, indicação no quadrante

CONTROLO DE RALENTI

Tipo de controlo Solenoides PWM (2,3 fios), drive by wire, Passo-a-passo (bi e unipolar), corte ignição,
Estratégia de Controlo Open / Closed Loop, Controlo anglulo de ignição
Correção da tabela de eficiência volumétrica Sim, para Alpha-N
Correcções Embraiagem AC, Ventoinha Radiador, Entrada analógica

CONTROLO PRESSÃO TURBO

Tabelas de referência de pressão e target 2 Tabelas de 10 × 10 (TPS vs RPM)
Estratégias Controlo Open / Closed loop (baseada em PID)
Correções Relação de caixa, VSS, IAT, EGT

DRIVE BY WIRE

Estratégia Controlo Avançada 3D PID + compensação de fricção estática
Unidades de aceleradores suportados Todos de motor de corrente continua e corrente inferior a 6.5A 28 Aceleradores eletrónicos mais populares pré-definidos

PPS/característica posição de acelerador 3D table
Função BLIP Sim
Função ALS Sim

CONTROLO TRACÇÃO

Estratégia de CT Delta RPM, compensação relação caixa
Redução Torque Corte Ignição usando tabela 3D (16×20)
Controlo Sensibilidade Potenciómetro rotativo 10 posições

VARIAÇAO AVANÇO ARVORE CAMES

Sistemas suportados VVTi, MiVec, VANOS, Double Vanos
Número de Arvores de cames 2
Estratégia Controlo Baseado em PID closed loop, Tabelas alvo de angulo das cames 12×12

FLEX FUEL

Medição do conteúdo de Etanol Sim
Medição temperatura combustivel Sim
Tabelas de mistura VE, IGN, Lambda/AFR, Boost, Cranking fuel, ASE, Warmup
Correção PW temperatura de combustível Sim

SPORT

ALS 2 settings independentes ALS, DBW suportado
Shift light Shift Light variável por relação de caixa
Launch control Sim
Gear cut Sim (Open loop), DBW blip supported Source: Switch, load cell, CAN

Source: Switch, load cell, CAN

Limitador de Boxes Sim
Rolling anti lag Sim

PROTECÇÃO DE MOTOR

Valor Fail safe para sensores críticos Sim
Indicação de falhas no quadrante Sim, definido por Utilizador
Proteção de motor por excesso de temperatura Sim, definido por Utilizador, limite rotação
Proteção por pressão de óleo baixa Sim, definido por Utilizador, desligar motor
Proteção por pressão de combustível Sim, compensação da dose de combustível, limite Rotação, desligar motor
Temperatura gases de escape altas Alarme, Correção de combustível individual por cilindro, limite Pressão Turbo

CAN BUS

CAN standard 2.0B 125, 250, 500, 1000 kbps
Quadrantes CAN Suportados ECUMASTER, Motec M800 Set 1, Haltech E8 E11v2, Pectel SQ 6, AEM
Protocolos CAN OEM suportados BMW E46, Citroen C2, Mazda RX8, Ford ST, Polaris RZR, Mini Cooper R53, Fiat 500, Renault Clio, Lotus, Ford Fiesta, Ford ST, EVO X (AYC support)

OUTROS

Saidas de injecçao livres podem ser usadas como saidas AUX Sim
Funções de Saídas Bomba de combustível, ventoinha de radiador, saídas paramétricas, controlo de nitro, tabela PWM 3D para saída, Embraiagem AC, relé principal, velocímetro, taquímetro
Proteção Palavra passe Sim, 2 niveis
Temporizadores Combustível, Ignição, Boost, temporizadores controlados por saídas virtuais
Ligação quadrante por porta Serial AIM, RaceTechnology
Autotune Sim
Função trigger scope Sim
Logging Registo de dados para PC em tempo real, registo de dados em aparelhos externos (serial / CAN)